0

Mozilla Firefox 5 Aurora


A Fundação Mozilla acaba de anunciar o Aurora, um canal de atualizações do seu navegador. Mais do que uma mera reformulação no browser, esse recurso serve como uma plataforma para que desenvolvedores, entusiastas e curiosos façam testes e colaborem no aperfeiçoamento do Firefox.

Download do arquivo



O canal surge para intercalar as versões já existentes Nightly Builds e Beta, acelerando o processo de desenvolvimento do navegador – assim como já acontece com o Google Chrome. Sendo uma versão anterior à Beta, o Aurora pode ser considerado uma versão Alpha do Firefox.
Para tornar a identificação de cada versão mais fácil, a Mozilla criou um logotipo para cada distribuição (confira na imagem abaixo).
Uma logo para cada canal de atualização.
A primeira publicação do Aurora ficou por conta do Firefox 5 – versão que promete ser mais rápida, segura e estável que a antecessora. Lembre-se: esta é uma versão de teste, portanto, não é indicado trocá-la pelo navegador estável que você utiliza!

Interface conhecida

O visual do Mozilla Firefox 5 não é uma surpresa para ninguém. Se você já experimentou a versão 4 do browser, não terá problemas em se adaptar à interface limpa e minimalista. Por padrão, o navegador exibe apenas as funções básicas para a navegação, o que amplia o espaço de visualização do internauta.
Os menus que apresentam as ferramentas e configurações do Firefox continuam nas mesmas posições da versão anterior. Esse fato é positivo, pois, assim, os usuários não ficam perdidos entre botões que desconhecem.

O botão Aurora

O botão principal do browser permanece localizado no canto superior esquerdo da janela. Por meio desse menu, você tem acesso a todas as funcionalidades do Firefox 5, como o histórico de navegação, os sites marcados como favoritos, o gerenciador de downloads e os complementos instalados.
Nessa mesma seção, o usuário pode explorar as configurações do navegador e adaptá-lo às suas necessidades e exigências. Dessa forma, o botão “Aurora” funciona como o botão Iniciar do Windows.
O botão Aurora e suas funções.

Sincronia perfeita

Atualmente, é comum usarmos mais de um computador em nosso dia a dia. Para facilitar a vida dos usuários, os navegadores começaram a oferecer ferramentas de sincronização de algumas configurações e informações – evitando a utilização de complementos.
Já presente na quarta geração do navegador, o Firefox 5 mantém o mecanismo chamado Sync. Informando um endereço de email e uma senha, o internauta consegue acessar os dados, as senhas e as preferências salvas no navegador de qualquer PC.
Para configurar essa ferramenta, clique em “Aurora” e selecione a opção “Set up Sync”.
Ferramenta de sincronização do navegador.

Visão panorâmica

Um dos recursos inovadores que o Firefox 4 apresentou aos usuários foi o modo Panorama de visualização das abas abertas. Esse mecanismo permite que o internauta veja as abas em um ambiente mais amplo e interativo.
Por meio dessa ferramenta, é possível criar grupos de abas e organizá-las de acordo com a sua necessidade, tornando a navegação ainda mais prática e eficiente. A função pode ser acessada pelo botão “Group your tabs”, disposto no canto superior direito da janela, ou pressionando a combinação de teclas Ctrl + Shift + E.
Visão panorâmica das abas abertas.

Mudando de versão

Uma opção bacana oferecida pelo Aurora é a troca de versão simplificada. A versão de teste do Firefox permite que o usuário retome a versão estável pelo próprio navegador. Isso torna a transição descomplicada e com menos riscos de acarretar uma falha de instalação.
A ferramenta está disponível no menu que exibe as informações do browser. Para acessá-la, clique no botão “Aurora”, posicione o mouse sobre “Help” e selecione a opção “About Aurora” no submenu apresentado.
Na janela seguinte, clique no link “Change”, escolha o canal desejado (entre Aurora, Beta e Release) e pressione o botão “Apply and Update”. Feito isso, basta esperar que o Firefox faça o trabalho pesado!
Função para transição de versão.

Desempenho inicial

Em sua estrutura, a princípio, o Firefox 5 não trouxe grandes evoluções. O navegador manteve o suporte completo para HTML5 e CSS3, além das poderosas tecnologias WebM, WebGL e SVG. Esse conglomerado de recursos oferece maior compatibilidade do browser com conteúdos 3D, imagens dinâmicas e gerenciamento de memória – permitindo a criação de páginas mais interativas e atraentes.
Em relação ao consumo de memória, o Firefox 5 apresentou aumento de exigências da máquina, voltando a ultrapassar os 200 MB – fato que deixou de acontecer na versão 4, conforme descrito na análise desse modelo.
O desempenho inicial não agradou.
Por sua vez, no teste Acid3 (usado para colocar a eficácia dos navegadores à prova), o Aurora manteve o desempenho do seu antecessor, marcando 97/100 pontos. Apesar desse alto valor, o Firefox ainda permanece atrás de alguns concorrentes, como o Opera e o Chrome, que já atingiram os 100 pontos completos!

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Downloadsny All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Downloadsny. Distribuído por Downloadsny